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Quais são os Alimentos Permitidos na Dieta Low Carb?

Saiba quais são os alimentos permitidos na Dieta Low Carb…

A Dieta Low Carb é bem simples, porém há detalhes que não devem ser ignorados. O princípio básico dessa dieta é a redução do consumo de carboidratos simples, como arroz branco, farinha branca, doces em geral, e até mesmo pode ser indicado evitar o uso de carboidratos bons (chamados carboidratos complexos), como aveia, pães integrais, feijão, inhame e batata doce, dando preferência a alimentos ricos em proteína e gordura boa, que pode ser encontrado nas carnes, ovos, queijos, abacate, castanhas, óleo de coco, azeite de oliva.

Esses alimentos ajudam no processo de emagrecimento pois melhoram o funcionamento do metabolismo, ajudam a diminuir a retenção de líquidos e também a amenizar a inflamação do organismo. E é aqui que está o segredo, não basta o alimento ter baixo ou nenhum nível de carboidrato, é necessário que ele seja de qualidade e o mais natural possível, porque o conceito dessa forma de alimentação não é apenas perder peso, mas sim adquirir e manter um corpo saudável.

Alimentos Permitidos Dieta Low Carb

Alimentos Permitidos Dieta Low Carb

Quais são os Alimentos Permitidos na Dieta Low Carb?

No mundo da dieta low carb muito se fala em “comida de verdade”, então além de fugir de alimentos ricos em carboidratos, deve-se evitar ao máximo os processados e industrializados.

A dieta low carb é bem flexível, e eventualmente você pode comer bacon por exemplo, mas o ideal é priorizar por um bacon artesanal, que é bem diferente desse bacon artificial cheio de substâncias químicas prejudiciais à saúde. Mas para você ter uma visão mais ampla dos alimentos permitidos, segue abaixo uma especificação mais detalhada para facilitar a sua lista de compras:

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Dieta Low Carb – Alimentos Permitidos

  • Carnes e Ovos: Carne suína (costelas, pernil, bisteca, lombo, bacon artesanal, etc.), carne bovina (cortes como contra filé, cupim, filet mignon, alcatra, patinho moído, etc.), carnes de frango (peito, asinha, coxa, sobrecoxa, etc.), peito de peru, peixes (salmão, tilápia, sardinha, atum, dourado, pintado, truta, cavalinha, etc.), frutos do mar (ostra, lagosta, camarão, lula, marisco, mexilhões, etc.), ovos em geral;
  • Derivados do leite: Manteiga, queijo coalho, queijo frescal, queijo cheddar, gorgonzola, parmesão, queijo minas, muçarela, queijo cottage, cream cheese, catupiry, creme de leite;
  • Gorduras e óleos: Azeite de oliva, óleo de peixe, óleo de coco;
  • Leguminosas e oleaginosas: Castanha-de-caju, castanha-do-pará, amendoim, amêndoas, avelãs, pistache, nozes, macadâmias, linhaça, chia;
  • Farinhas e grãos: Farinhas de coco, nozes, amêndoas, linhaça;
  • Molhos e temperos: Sal, manjericão, orégano, alecrim, canela, cebolinha, açafrão, pimenta do reino, coentro, canela, shoyu, mostarda;
  • Verduras: Alface, rúcula, acelga, couve, couve-flor, chicória, repolho, agrião, brócolis, aipo, espinafre;
  • Legumes: Cenoura, abobrinha, abóbora, chuchu, pimentão, cogumelos, pepino, tomate, berinjela, palmito, quiabo, aspargos, azeitona, gengibre, rabanete, cebola, alho, vagem;
  • Frutas: Frutas vermelhas, limão, morango, acerola, framboesa, kiwi, maracujá, cereja pitanga;
  • Adoçantes: Sucralose, xilitol, stevia;
  • Líquidos: Água, café, chás, sucos naturais (de frutas e/ou vegetais low carb), tudo sem açúcar.
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Lanche Low Carb

Cuidados no início da Dieta Low Carb

A forma mais indicada e segura de começar a dieta low carb é de maneira gradual, deve-se acompanhar as reações do corpo durante o processo de adaptação do organismo ao novo sistema de alimentação, pois cada pessoa possui um ritmo de metabolismo e necessidades nutricionais diferentes, evitando assim possíveis efeitos colaterais como dores de cabeça, constipação e fadiga.

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2 Comments

  1. vida low carb 24 de outubro de 2018
  2. Joe Santos 8 de maio de 2019

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