Por que introduzir a Castanha de Caju na Dieta Low Carb?

A dieta low carb busca o emagrecimento por meio da redução considerável de carboidratos na alimentação de uma pessoa, substituindo-os por outros alimentos que são fonte de energia. Esse método emagrecedor vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o país e tem se tornado menos uma dieta e mais uma filosofia de vida.

Entre os diversos alimentos que são liberados no cardápio da dieta low carb, a castanha de caju é um dos mais famosos, graças aos seus benefícios à saúde e ao corpo. Mas muitas pessoas têm dúvidas sobre como consumir esse alimento e como introduzi-lo na dieta low carb.

Pensando nisso, neste texto trouxemos algumas informações que vão te ajudar a extrair o melhor dessa castanha oleaginosa.

castanha de caju dieta low carb

Castanha de Caju na Dieta Low Carb

Benefícios da Castanha de Caju na Dieta Low Carb

O primeiro motivo óbvio para o consumo da castanha de caju é o sabor. Mesmo as pessoas que não se preocupam em ter uma alimentação balanceada não resistem ao gosto desse alimento. E além de saborosas, as castanhas não estragam facilmente e podem ser armazenadas fora da geladeira, sem cuidados específicos.

Elas também são populares por ocuparem pouco espaço, o que facilita o transporte na bolsa para consumi-las no trabalho ou na academia, por exemplo.

A seguir, você conferirá outros benefícios que essa oleaginosa poderosa tem a oferecer na sua dieta low carb.


Pele saudável e mais bonita

Por apresentar um alto teor de antioxidantes, a castanha de caju é uma grande aliada contra o envelhecimento precoce e o surgimento de linhas e marcas de expressão.

Além disso, esse alimento tem níveis consideráveis de cobre, selênio, zinco e vitamina E, nutrientes essenciais para a aparência de uma pele saudável e bem cuidada, além de atuarem no fortalecimento das unhas e na circulação sanguínea do couro cabeludo.


Fortalecimento do sistema imunológico

Apenas um punhado de castanhas de caju já oferece uma quantidade suficiente de nutrientes para fortalecer o seu sistema imunológico. Isso acontece em razão da presença do zinco e das vitaminas A e E, que atuam na fortificação das defesas naturais do corpo contra doenças e infecções causadas por vírus e bactérias.


Prevenção de doenças cardíacas

Devido à presença de gorduras naturais mono e poli-insaturadas na sua composição, além de fibras e antioxidantes, a castanha de caju contribui para manter os níveis de colesterol bom (HDL) e diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL), o que mantém a saúde cardiovascular em dia e previne o surgimento de doenças graves causadas por níveis altos de colesterol do tipo LDL.

229 Receitas Low Carb

Veja como emagrecer comendo aquilo que você gosta. Clique na imagem acima para saber mais!


Quero emagrecer!

Melhora da memória

A melhora da memória também é outro benefício proporcionado pela ingestão dessa oleaginosa, principalmente por causa do selênio presente nas castanhas de caju, um nutriente que atua como antioxidante e evita o dano causado pelos radicais livres às células cerebrais.


Redução da pressão arterial

Por ser rica em magnésio e possuir propriedades naturais anti-inflamatórias, a castanha de caju diminui a pressão arterial, as dores no corpo, a sensação de cansaço e a fadiga muscular.

Esses benefícios são muito importantes para pessoas que aliam a dieta low carb aos exercícios físicos.


Emagrecimento

As castanhas de caju são um alimento com baixo teor de carboidratos e alto teor de gorduras naturais, ou seja, gorduras não processadas. Essas gorduras auxiliam na perda de peso em uma dieta low carb ou cetogênica, uma vez que o principal nutriente utilizado como fonte de energia é a gordura, em vez do carboidrato.

Todavia, apesar de ser um alimento que auxilia no emagrecimento, ele precisa ser consumido na medida certa para se alcançar tal efeito. Um pacote de 100g dessas castanhas tem 570 kcal. Portanto, se consumido em grandes quantidades, pode proporcionar o resultado inverso.

beneficios da castanha de caju na dieta low carb

Castanha de Caju

Ganho muscular

Quem faz uma dieta low carb e pretende alcançar a hipertrofia muscular precisa de outras fontes de energia, como a proteína e a gordura. A castanha de caju possui os dois!

Portanto, essa é uma opção ideal para quem faz levantamentos de peso e trabalha a tonificação muscular com frequência.


Como consumir a castanha de caju

Além de prático, esse é um alimento muito versátil e simples de ser consumido. Existem diversas opções como torrar a castanha de caju ou consumi-la crua. Confira as formas mais utilizadas para adotar essa oleaginosa na sua alimentação:

  • Snacks pré ou pós-treino;
  • Farofa de castanha de caju;
  • Ingrediente extra para saladas;
  • Leite de castanha de caju;
  • Pasta de castanha de caju.

A farofa de castanha de caju tem se tornado uma opção de consumo cada vez mais popular, porque apresenta um teor muito baixo de carboidratos em comparação com as farinhas comuns de trigo, mandioca, milho ou arroz.

E, então, agora que você sabe a quantidade de benefícios que a castanha de caju traz para sua saúde e como ela pode ser uma grande aliada na sua dieta low carb, o que está esperando para incluí-la na sua alimentação?

Deixe seu comentário